Apple desenvolve controle de medicamentos pelo celular

Os smartphones já fazem parte de nossa vida de uma maneira irremediável e, agora, poderão assumir um papel também em nossa saúde. O novo sistema operacional da Apple, o iOS 16, já vem com um aplicativo de controle de medicamentos pelo celular.

O app Saúde, conhecido como Health na versão em inglês, é nativo do sistema e agora conta com uma interface que efetiva todo o controle de suas medicações.

Como ter o controle de medicamentos via mobile?
Fazer o controle de medicamentos pelo celular não requer prática tampouco habilidade. Vamos ao passo a passo:

Abra o aplicativo Saúde
Vá para aba Explorar
Você verá uma lista de sessões, entre elas, a nova de medicamentos
Agora, basta configurar o app com os medicamentos que você consome e os horários indicados pelo profissional da saúde, que ele enviará lembretes na hora indicada.

Para cadastrar, basta clicar o botão “Adicionar um medicamento”. Então você digitará o nome do remédio, escolher o tipo (Exemplo: comprimido) e definir a gramatura.

Agora chegou a hora de configurar os alertas. Você tem opções de periodicidade (todo dia, dias alternados etc), além de definir horários e a quantidade que deve ser ingerida.

Essa funcionalidade é uma das mais úteis, principalmente para o público da terceira idade. O programa também permite que o usuário escolha um ícone semelhante a medicação, para facilitar a identificação na hora de tomar.

Você também consegue checar se tomou ou não sua medicação em um momento de dúvida. Isso porque é criado um gráfico com seu consumo, possibilitando assim que você evite possíveis esquecimentos ou doses duplas.

O sistema também traz algumas informações sobre interações medicamentosas entre os fármacos cadastrados.

Controle de medicamentos pelo celular: novidade nem tão recente
Apesar de as lojas de aplicativos já oferecerem programas para o controle de medicamentos pelo celular já há algum tempo, esta é a primeira vez que um sistema operacional ou aparelho o oferece de “fábrica”.

Fonte: Redação Panorama Farmacêutico

Compartilhe: