SERVIÇOS

Visando o crescimento do segmento farmacêutico e ações que sejam efetivas para o desenvolvimento de seus associados, a Abradilan criou o Programa de Desenvolvimento Abradilan (PDA), que tem por objetivo entregar cada vez mais conhecimento, capacitação e informação para diversos departamentos das distribuidoras.

Desde 2020 a Abradilan implantou o IGA (Indicadores de Gestão Abradilan) entre seus associados. O objetivo é que os distribuidores tenham uma bússola qualitativa, que os auxilie nas tomadas de decisões importantes para os negócios. “Indicadores de gestão têm sido usados diariamente pela Abradilan para saber como cada um está frente ao setor. Isso tem trazido ganhos excelentes, sobretudo quando se identifica o que é preciso melhorar, como está a produtividade ou a inadimplência, quais são os custos versus o faturamento da empresa, enfim, temos em mãos informações valiosas, que se tornam ótimas referências”, diz o Diretor financeiro da Abradilan, Jony Sousa.

Os dados do IGA são trabalhados pela Fundação Instituto de Administração (FIA) dentro de um sistema de inteligência de mercado. “Consolidamos as bases fornecidas pelos associados, todos os meses. O benefício fundamental é ter informações seguras para que cada empresa possa atuar junto ao seu público-alvo, governo, agências de fiscalização, imprensa, etc.”, explica o professor da FIA, Nelson Barrizzelli. Por abastecerem esse sistema, os associados podem comparar sua performance com o desempenho do setor farmacêutico como um todo ou, especificamente, o da distribuição, e saber se estão indo pior ou melhor. Com os dados em mãos, é possível tomar as providências para decidir para onde caminhar. 
Os dados possibilitam que balanços de desempenho sejam feitos, o que permite ao associado Abradilan fazer análises ricas e identificar problemas, quando eles existirem.

Assessoria Técnica e Regulatória

A Abradilan conta com uma assessoria farmacêutica para o associado realizada pela Vanessa Perpetuo, ela está comprometida em fornecer suporte técnico, especialmente em questões relacionadas à Armazenagem, Distribuição e Transporte de Medicamentos.

Seus objetivos incluem orientação da diretoria e dos associados da Abradilan em assuntos regulatórios, participar ativamente na organização da capacitação e divulgação de temas técnicos relevantes para o setor.

Sua contribuição especializada proporciona insights que otimizam os processos logísticos, auxiliando na garantia, segurança, qualidade e eficiência na distribuição de medicamentos, promovendo assim a excelência operacional.

A presença e o suporte técnico do farmacêutico são fundamentais para o planejamento e implementação das Boas Práticas de Distribuição de Medicamentos, bem como para o acompanhamento dos resultados, visando sempre à melhoria contínua, garantindo assim, que as farmácias recebam produtos de qualidade, com segurança e eficácia.

“Na logística farmacêutica, o papel do farmacêutico vai além da distribuição: ele é o elo vital que com sua expertise técnica assegura a integridade dos medicamentos, desde o armazenamento até a entrega final.”(Vanessa Perpetuo)

COMPLIANCE

O Programa de Compliance Abradilan possui políticas dentro de várias áreas de atuação, como:

É importante ressaltar que cada política possui diretrizes que estão de acordo com o estatuto e com a carta de princípios da Abradilan, suas necessidades e as de seus associados.

Hoje em dia, o mercado demanda que as empresas e entidades não só cumpram as normas legais e regulamentares, mas também incentivem suas partes interessadas a fazê-lo, por isso, a Abradilan decidiu implementar o Programa de Compliance Abradilan, envolvendo todos os seus associados, sócios colaboradores, fornecedores e funcionários. 

A entidade entende o Compliance como a diretriz necessária para o cumprimento da legislação em suas atividades, além do tratamento das inconformidades que possam surgir. O Programa tem o objetivo de zelar pela conformidade em todas as atividades realizadas, o que reforça que a Associação é ética, que mantém em sua cultura o cumprimento da legislação e que também incentiva e exige que todos ao seu redor a cumpram, inserindo também as atividades da Abradilan nas definições de boas práticas. 

O Programa de Compliance Abradilan começou a ser idealizado no início de 2020, quando as discussões sobre o Planejamento Estratégico demonstraram esta necessidade. Foi contratada a assessoria jurídica do escritório CTP Advogados, que é especializada na área de Compliance, para a definição das diretrizes e elaboração dos textos das políticas, pois muitas já existiam e precisavam ser adaptadas. 

Até o momento, foram definidas todas as políticas de Compliance que serão trabalhadas. Também foram criadas diretrizes para um canal de reclamações, que servirá para reporte de violações das políticas; e um código de conduta, onde há a previsão da criação de um Comitê de Ética formado pelos associados. 

Os deveres e obrigações da Abradilan e de suas partes interessadas ficam estabelecidos através das políticas anticorrupção, de privacidade, conformidade concorrencial e do código de conduta, que colocam a Abradilan em conformidade com a legislação vigente e possibilitam que a associação se torne um ambiente de negócios ético, que protege seus dados e que preza pela livre concorrência.

Caso queira fazer uma reclamação, consulte o Regulamento do Canal de Reclamações e envie um e-mail